Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como funciona o consórcio de carros seminovos?

O consórcio de carros seminovos é semelhante ao de veículos novos. Saiba quais são as vantagens e desvantagens de optar por um carro usado quando faz um consórcio.

Consórcio de carros seminovos é boa opção para quem não quer pagar depreciação

O consórcio de carros seminovos tem praticamente as mesmas características do consórcio de um carro novo. Ao optar por essa modalidade, a pessoa poderá escolher se a compra será feita diretamente com o proprietário ou por intermediação de uma concessionária. A escolha pela condição do carro, se é novo ou usado, também será do próprio consorciado.
 

Posso comprar um carro seminovo com a carta de crédito do consórcio?

De acordo com a ABAC, Associação Brasileira de Administradores de Consórcio, independentemente do vínculo com marca ou concessionária, o direito de escolha do veículo é do contemplado. No entanto, é importante estar atento às condições descritas no contrato com a adminstradora e tomar conhecimento de eventuais alterações.

QUER COMPRAR UM CARRO?
Antes de fechar negócio é muito importante encontrar a solução financeira que melhor se adapta às suas condições. Faça uma simulação de consórcio e veja se essa modalidade de crédito se encaixa no seu orçamento.

O ano do carro poderá condicionar a liberação do uso da carta de crédito. As condições são as mesmas para carros novos ou semninovos com até cinco anos de uso, mas os carros mais antigos podem estar sujeitos à condições diferentes na hora da compra. A administradora pode, por exemplo, exigir um seminovo de valor superior ao da carta de crédito.

Escolher um carro seminovo pode ser uma boa opção, desde que se tome os devidos cuidados para escolher um carro em boas condições.

 

Vantagens do consórcio de carros seminovos:

  •  Será mais fácil conseguir um desconto no preço do automóvel já que a carta de crédito permite que o pagamento seja feito à vista;
  •  Pelo preço de um carro novo, é possível encontrar um usado mais potente e com mais tecnologia. Isso acontece porque os carros sofrem desvalorização desde o momento que saem da concessionária;
  •  O preço de um carro seminovo com motor que permita maior economia de combustível pode ser semelhante ao preço de um novo convencional, que não traria nenhum benefício neste sentido;
  •  As taxas cobradas num consórcio são inferiores ao juros de um financiamento;
  •  A garantia de fabrica é mantida.

  Confira dicas para comprar um carro seminovo.
 

Desvantagens:

  • Uma das maiores desvantagens do consórcio é não ter posse imediata do bem. No caso da impossibilidade de dar lances do leilão, a pessoa terá de esperar até que seja contemplada;
  • Ao optar pelo consórcio de um carro seminovo, há que ter atenção ao tempo de uso do veículo. Os veículos com mais de cinco anos de uso podem estar sujeitos a condições diferentes no momento de atribuição da carta de crédito;
  • Mesmo com a carta de crédito disponível, a compra do carro poderá demorar mais tempo em consequência da necessidade de verificação do estado de conservação do carro seminovo;
  • Ao optar por fazer o consórcio de um carro seminovo é importante saber que  terá mais despesas de manutenção do que se optasse por um veículo novo.

Sabia que é possível fazer test drive em carro seminovo? Agende já, sem compromisso e gratuito.


O consórcio de veículos seminovos, assim como em qualquer consócio de carros,  é indicado para quem não está com muita pressa, ou para quem não reúne as características necessárias exigidas para a aprovação do financiamento. 

O interessado escolhe o plano de consórcio que mais se adequa às suas possibilidades,  tendo em conta o valor do carro que pretende comprar. Ao ser contemplado, o consorciado receberá a carta de crédito equivalente ao valor contratado. Depois é só escolher o carro que pretende comprar e fechar o negócio. 

 
Saiba quanto custa o consórcio do que carro que você quer. Faça uma simulação.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.