Fui contemplado no consórcio, e agora?

Depois de um tempo de espera e alguns sorteios, finalmente fui contemplado no consórcio e recebi a carta de crédito. E agora, o que fazer?

Fui contemplado no consórcio, e agora?
Saiba como funciona a carta de crédito do consórcio contemplado de veículos

O momento mais esperado para quem investe no consórcio de carro é receber a carta de crédito e finalmente poder dizer: fui contemplado no consórcio. Excelente! Mas e agora? Com a carta de crédito em mãos, o que fazer? Saiba como usar a sua carta de crédito contemplada.

Recebi a carta de crédito contemplada

Pode acontecer de você ser sorteado ou dar um lance vencedor poucos meses depois de aderir ao consórcio. Ou seja, muito antes de terminar de pagar a sua cota, você já terá em mãos a sua carta de crédito com o valor integral do automóvel que pretende comprar.

Por isso, ao ter o consórcio contemplado, o membro precisa apresentar garantias ao grupo de consorciados de que vai continuar pagando as parcelas da sua cota, de acordo com o que foi firmado no contrato. Para ter a liberação do seu crédito, você deve solicitar à administradora a avaliação do seu cadastro. Será realizada uma análise de risco e, após as devidas avaliações e aprovação, o crédito é imediatamente liberado e pode ser usado em até 45 dias.
Veja quanto dar de lance para ter o consórcio contemplado

Como usar a carta de crédito

Com a carta em mãos e já tendo decidido que carro comprar, você deve levar à sua administradora financeira os dados completos do vendedor, com endereço, telefones para contato, núnero de CNPJ (ou CPF, se for comprar de pessoa física), dados bancários, e também os dados do carro, com identificação da marca, do modelo, do ano, e o número do chassi.

Depois disso, a administradora irá autorizar o faturamento. A venda deve ser registrada em cartório com a presença do consorciado e do vendedor, e a nota fiscal deve ser entregue à administradora. 

Como ser contemplado no consórcio

Há duas formas de ser contemplado num consórcio: por lance ou por sorteio. Os sorteios acontecem periodicamente e, a cada sorteio, são contempladas um número pré-definido de cartas, de acordo com os termos do contrato. A outra forma de ser contemplado é por lance, que deve ser dado após os sorteios, seguindo as regras do sistema de lances do seu consórcio. 

Confira alguns cuidados a tomar ao comprar um consórcio contemplado

Depois de ser contemplado por sorteio ou lance, você tem até o encerramento do grupo para pedir a liberação do seu crédito e levantar a carta do seu consórcio contemplado junto a administradora financeira. Mas não vale a pena esperar muito, pois o valor dos automóveis pode aumentar e você pode não conseguir mais comprar o carro que desejava.

Liberação da carta de crédito

O procedimento para a liberação de carta de crédito do seu consórcio contemplado é simples e seguro. Mas para que você não tenha surpresas, ainda no momento de adesão ao consórcio, leia atentamente os termos e condições do contrato, pois os procedimentos podem variar um pouco de acordo com a administradora financeira. 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar