Como comprar um carro novo passo a passo

Não é só a compra de carro usado que exige um check-up cuidadoso. Ao comprar um carro novo, também é preciso observar uma série de aspectos para ter certeza de que não está levando gato por lebre.

Como comprar um carro novo passo a passo
Formas de pagamento, garantias, check-up... Confira os cuidados que precisa ter ao comprar carro novo.

Muitas pessoas acham que ao comprar um carro novo não precisam se preocupar com nada. Mas são cada vez mais frequentes os casos de carros zeros com defeitos de fábrica, entre outros problemas. Por isso, não pense que ao comprar um carro zero você pode dispensar a checagem geral do veículo. Confira algumas dicas que podem lhe ajudar ao comprar carro novo.

Garantias e revisões ao comprar carro novo

Verifique o que a garantia do carro cobre, e para aqueles itens que não estão cobertos pela garantia faça uma vistoria cuidadosa para não ter surpresas. Veja no manual do carro as orientações para revisões períodicas. Faça uma pesquisa sobre a disponibilidade e preço das peças de reposição e o valor. Há  carros que são baratos, mas que têm um custo de manutenção muito elevado. Se você quer economizar, fique atento a isto.

Entenda o que é depreciação de veículos

Antes de sair da concessionária

No momento da entrega do carro, faça uma vistoria detalhada. Veja por dentro e por fora se não há defeitos de pequenos acidentes ocorridos durante o transporte do veículo ou mesmo na concessionária. Confirme que não há nenhum sinal de reparo. Ligue o carro e teste o sistema elétrico, como faróis, luzes, desembaçadores, etc.

Confira também se os seus dados estão corretos na documentação, e o número do chassi e motor. Confira também se o ano de fabricação do veículo é o mesmo nas etiquetas do carro (no cinto de segurança e no banco de trás) e no documento. Confirme que todos os itens opcionais estão presentes no carro. E não se esqueça do manual do proprietário.

Depois de sair da concessionária

Depois de levar o carro para casa, se identificar algum problema, a fabricante tem 30 dias para resolvê-lo. Caso não seja resolvido, o consumidor pode exigir a troca do carro, ou no caso de um reparo, o consumidor pode fazê-lo e pedir o reembolso do valor.

Além desses cuidados ao comprar carro novo, é importante também fazer um exercício de reflexão financeira. Comece com um mapeamento das suas necessidades para fazer uma compra adequada ao seu perfil e às suas condições.
Saiba como funciona o recall de veículos
 

Comprar um carro novo à vista, financiado, por consórcio ou leasing?

Há algumas formas de comprar carro novo: pagando integralmente à vista, dando uma entrada e financiando o restante ou comprando sem entrada, por meio de leasing, financiamento, ou consórcio de carro. Cada uma dessas modalidades de crédito tem vantagens e desvantagens, e atendem a diferentes perfis de consumidores.

Mas qualquer que seja a sua situação, lembre-se sempre que as despesas com o carro, incluindo eventuais parcelas, IPVA, seguro, manutenção e abastecimento, nunca devem ultrapassar 25% do seu orçamento mensal. 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Na Web: