Refinanciamento de veículos: o que é preciso saber para contratar

Renegociar uma dívida e pagar taxas de juros ainda menores é um processo simples; veja o que é preciso saber para fazer um refinanciamento de veículos

Refinanciamento de veículos: o que é preciso saber para contratar
Evite a inadimplência e busque sempre renegociar seu contrato com o banco

A situação econômica não está em seus melhores dias para a gritante maioria dos brasileiros e, por esse motivo, ter um dinheiro extra nas mãos ou aliviar dívidas antigas pode vir bem a calhar, assim como a possibilidade de um refinanciamento de veículos.

O refinanciamento de veículos acontece quando já se possui um veículo alienado a alguma dívida e é feita uma nova negociação de financiamento sobre ele, de forma que o cliente possa levantar uma certa quantia monetária sem ter de recorrer a um empréstimo pessoal (que em geral aplica juros bem maiores), e pode até mesmo pagar uma taxa menor que a praticada no antigo financiamento.

Tudo sobre refinanciamento de veículos

Desde taxas de juros, liberdade em negociação e uso do valor em qual quer investimento, as vantagens do refinanciamento de veículos são variadas e costumam estar entre as melhores opções para quem precisa de um fôlego financeiro com certa facilidade.

Como comprar carro sem entrada

Como funciona o refinanciamento de carro?

Solicitar um refinanciamento é relativamente simples. O primeiro passo é se dirigir a instituição com quem pretende refinanciar o veículo; muitos grandes bancos e financeiras oferecem inclusive a opção de fazer a solicitação de uma proposta on-line diretamente em seus portais.

refinanciamento de veículos
 

É necessário que, tanto a documentação do proprietário, quanto do veículo a ser refinanciado estejam completamente regularizadas. Geralmente, os documentos solicitados ao proprietário são RG, CPF, Certidão de Casamento, Comprovante de Renda e Comprovante de Residência; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também é requisitada, mas esta costuma estar atrelada a documentação do veículo junto ao Certificado de Registro do Veículo (CRV), que também deve ser apresentado.

Taxa de Juros

Em geral, as taxas de juros aplicadas ao refinanciamento de veículos são geralmente menores que as pagas no financiamento anterior e certamente mais baixas que as de um empréstimo pessoal, pelo fato de ser oferecido como garantia de pagamento um bem - que no caso é o próprio veículo. As taxas aplicadas têm variável de acordo com a instituição em que se realiza o financiamento, modelo e ano do veículo mas, em geral, é possível fazer um refinanciamento com taxas de 2% ao mês, ao passo que um cartão de crédito ou cheque especial rondam os 10% ao mês.

Destino do Dinheiro

Outro bom motivo para se fazer um refinanciamento é que o valor obtido não tem nenhum destino obrigatório, ficando a critério do cliente decidir qual é o melhor destino e o melhor investimento para aplicar o montante.

teste
o CARRO
QUE VOCÊ
QUER
COMPRAR
agente um
test drive grátis

Negociação

A realização de um refinanciamento de veículos não precisa ser necessariamente com a mesma instituição onde já existe o atual financiamento. Isso permite que o cliente saia em busca das melhores condições e ofertas, dando mais liberdade de escolha, inclusive caso não esteja satisfeito com o atual contrato de financiamento.

Veículos Antigos

Ainda que o procedimento pareça ser somente vantagens, nem todo veículo se adequa aos requisitos. Em geral, por questões legais, bancos e financeiras não aceitam refinanciar carros com mais de 10 anos de uso, mesmo que possua um bom valor.

Valor Máximo

Não existe um valor máximo a ser obtido em um refinanciamento de veículos. O único fator que irá determinar a quantia será o valor atual do veículo, ou seja, quanto mais novo, mais caro e maior será o montante disponibilizado. Existe também um fator limitante sobre as parcelas, pois o refinanciamento não pode comprometer mais de 35% da renda mensal do cliente.

Dívidas do Cliente

Normalmente não é possível conceder um refinanciamento de veículos a um cliente com dívidas (apesar de existirem alguns casos especiais). Em geral, um solicitante com nome sujo não atinge um “score” (índice de pontos usado pela instituição para calcular a capacidade do cliente em saldar suas dívidas) suficiente no banco para que este libere o refinanciamento de veículos.

Como encontrar carros para assumir o financiamento

Propriedade do Veículo

É preciso que o veículo esteja em nome do cliente que irá efetuar o empréstimo junto à instituição; isso se aplica mesmo que o proprietário tenha alguma relação de parentesco próximo - como cônjuge -, com quem está requisitando o refinanciamento.

Inadimplência

O refinanciamento de veículos apresenta taxas de juros atrativas pois deixa o veículo alienado ao banco como garantia de pagamento. Desse modo, no caso do não pagamento da dívida, a instituição financeira é autorizada a tomar o veículo do proprietário; por isso é preciso ter cuidado ao se comprometer com tal contrato.

De todo modo, é sempre mais interessante à instituição que o cliente pague a dívida, então caso encontre dificuldades em pagar o refinanciamento de veículos, é recomendado que entre em contato com a instituição e tente uma renegociação do contrato.

Refinanciar veículo financiado

Sim, é possível fazer o mesmo processo, mesmo se o veículo está financiado. Em outras palavras, este é o processo de renegociação da dívida. Se ainda tem dúvidas, confira o artigo sobre refinanciar um veículo financiado e obtenha mais informações sobre o processo.

Refinanciar veículo não quitado

Existem algumas instituições que realizam o procedimento de refinanciamento, mesmo que o veículo não esteja quitado. Se você já pesquisou sobre o assunto (ou precisa de mais informações), a forma como é tratado este processo é o de refinanciar veículo alienado. Desta forma, do valor total conseguido com o refinanciamento, parte será utilizado para pagar a dívida anterior do carro e a outra parte será entregue para que você possa utilizar, como achar melhor.

Encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar