Como fugir do golpe do consórcio contemplado

A venda de consórcio contemplado é autorizada e regulada pela ABAC, mas são muito comuns os golpes com promessas vantajosas para adquirir uma carta de crédito contemplada. Fique atento e saiba como se proteger.

Como fugir do golpe do consórcio contemplado
Golpe do consórcio contemplado de motos é o mais comum.

Muitas pessoas têm dúvida se a venda de consórcio contemplado é legal ou não. Em primeiro lugar, é importante esclarecer que sim, é legal, e isso vale para consórcio de motos, de carro ou imóveis. 

 

FIQUE DE OLHO:
Tem interesse em comprar um carro através de consórcio? Faça uma simulação rápida e sem compromisso e encontre uma solução sob medida para você.

A ABAC - Associação Brasileira de Administradora de Consórcios, entidade que regula e fiscaliza as administradoras financeiras de consórcios no Brasil, prevê e autoriza a venda de consórcio contemplado. No entanto, são muito comuns os golpes envolvendo a venda de consórcio contemplado. 

 

7 Cuidados para não cair no golpe do consórcio contemplado

1. Não acredite em negócio fácil. É querendo se dar bem rápido que muitas pessoas caem em golpes.

2. A primeira providência a tomar é certificar-se de que a administradora existe e que está devidamente autorizada pelo Banco Central a atuar.  

3. A venda de um consórcio contemplado somente pode ser realizada por um participante de um grupo de consórcio, que já tenha a sua cota contemplada, seja por sorteio ou por lance.

4. Para concretizar a negociação, a contrato deve ser transferido para o novo cotista, com a anuência da administradora.

5. Assine o contrato de transferência de cota na própria administradora. 

6. Exija do vendedor a cópia da ata da assembléia em que a cota que pretende comprar foi contemplada, a cópia do contrato da compra da cota pelo vendendor para confirmar todas as condições vigentes, e cópia dos comprovantes de pagamento das parcelas.

7. E caso tenha qualquer dúvida ou deseje mais informações, entre em contato com a ABAC.


Golpe do consórcio contemplado de motos é o mais frequente

No geral, os fraudadores se aproveitam da boa fé das pessoas que querem economizar comprando um consórcio de motos já contemplado, podendo assim aproveitar as vantagens desta modalidade de crédito sem precisar esperar a contemplação por sorteio.

 

O tipo mais comum de golpe é a venda de consórcio contemplado que não existe e, em muitos casos, nem a administradora existe. O golpista pede um adiantamento ou o valor que diz já ter pago pelo consórcio, garantindo assim a transferência do consórcio e entrega da suposta carta contemplada.

 

O outro golpe bastante comum, é feito por pessoas que vendem um consórcio contemplado, mas que na verdade ainda não foi contemplado. O vendendor promete um consórcio contemplado, mas o que vende na verdade é uma cota normal, sem previsão próxima de contemplação. 

 

Por ter um preço mais baixo, o consórcio de motos acaba por ser o tipo de consórcio mais usado para fraudes. Todos os dias, são desmontados pela polícia esquemas de consórcio de motos contemplado em diferentes regiões do país.  

 

Mantenha-se informado com dicas e informações sobre consórcio e outras soluções financeiras com o E-konomista.

 

Leia também:

 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar