Como economizar no seguro auto

O seguro auto é uma das despesas de manutenção mais caras de um carro, pode chegar a 10% do valor de mercado do veículo. Confira dicas simples de como economizar no seguro auto.

Como economizar no seguro auto
6 dicas de como economizar no seguro auto

Um dos custos mais elevados de manutenção para quem possui carro, é o seguro auto. O valor anual do seguro pode chegar a 10% do valor de mercado do carro.

E o pior é que precisa ser renovado todos os anos. Por isso, saber algumas dicas de como economizar no seguro auto, pode lhe ajudar a poupar um bom dinheiro.

Confira 6 dicas de como economizar no seguro auto

1. Trace bem o seu perfil

Será que você realmente um "condutor de risco"? O perfil do segurado é um dos fatores que mais influenciam no preço do seguro auto. Um condutor com menos de 25 anos, no geral, pagará mais caro pelo seguro do que um de 40 anos. Se o seu carro for muito visado por ladrões, também pode pagar mais caro, e se tiver um histórico de multas e acidentes, também. Pense em que tipo de motorista você, se considera-se bem preparado para o trânsito, ou se sente-se mais suscetível a colisões por não ter muita experiência ou destreza ao volante.

2. Reforce a segurança

Se você tiver garagem em casa e no trabalho, e se tiver alarme e um rastreador, você pode economizar no seguro auto consideravelmente, pois corre menos risco de roubo ou furto.

3. Bônus por "bom comportamento"

Se você é um motorista prudente e cuidadoso com o seu carro e não acionou o seguro no último ano, terá um bônus, ou seja, um desconto na hora de renovar o seguro auto. É por isso que é preciso avaliar muito bem quando vale a pena acionar o seguro. Vamos supor que a sua franquia é de R$1.500,00 e o conserto de uma colisão ficaria em torno de R$1.800,00, tendo em vista o desconto que você perderá na renovação do seguro auto, pode não compensar acionar o seguro e pagar a franquia.

Entenda como funciona o seguro auto.

4. Serviços parceiros

Muitas seguradoras possuem uma rede de parceiros, como estacionamentos privados, oficinas mecânicas e até lava-jato. Procure se informar se a sua seguradora possui uma rede de colaboradores e economize com o seguro auto.

 5. Fuja dos serviços combinados

Muitas seguradoras tentam vender, junto do seguro auto, outros seguros combinados, como seguro de eletrodomésticos, encanador, chaveiro, eletricista, por um pequeno valor adicional, ou às vezes até " de graça". Mas não se deixe enganar, o que parece ser um mimo, já tem o valor embutido no valor do seguro. Além disso, é preciso pensar se vale a pena vincular este tipo de serviços ao seu seguro auto.

6. Pesquisar e simular

Nunca feche o contrato com a primeira seguradora que procurar. Faça sempre uma comparação entre pelo menos três, analise as vantagens e desvantagens e escolha a que melhor atenda o seu perfil com o melhor custo-benefício. Mesmo se for renovar o seu seguro, faça uma pesquisa para ter a certeza que a sua seguradora continua sendo a mais vantajosa para você. Fazer simulação on line é uma boa maneira de economizar no seguro auto.

 

Leia também:
Como economizar no aseguro auto
É possível fazer seguro auto apenas para roubo?
Dicas para escolher o melhor seguro auto
Película automotiva: o que pode e o que não pode

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar