Como cancelar um seguro

Cancelar um seguro é um direito seu, e pode ser feito a qualquer momento. Mas saiba como proceder para rescindir oficialmente o seguro e não ter que arcar com prejuízos no futuro.

Como cancelar um seguro
O que fazer para cancelar um seguro
  • Saiba quais são os procedimentos a seguir se quiser cancelar um seguro.

Por diferentes motivos, um segurado pode decidir cancelar um seguro, seja seguro auto, seguro de vida, seguro de acidentes pessoais, etc. O órgão que regula e fiscaliza o setor de seguros no Brasil é a SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, e embora os diferentes tipos de seguros tenham as suas particularidades há algumas regras gerais que valem para quase todos os tipos de seguro. Mas o consumidor também pode contar com o apoio do Procon. 

PROCEDIMENTOS PARA CANCELAR UM SEGURO

Alguns procedimentos a serem seguidos na hora de cancelar um seguro, dependem do motivo do cancelamento. É o caso do cancelamento por arrependimento. De acordo com o Art.49 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90, o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir da data de contratação, para desistir do negócio e cancelar um seguro, sendo ressarcido integralmente por todos os valores pagos. 

A partir do 8º dia, você pode cancelar um seguro a qualquer momento. Para isso, procure o seu corretor de seguros ou diretamente a seguradora. Não se sinta intimidado, é um direito seu cancelar o seguro.

Para seguir o processo, você deve fazer um endosso de cancelamento, que nada mais é do que uma solicitação formal de pedido de cancelamento, ou mesmo de alteração das condições do seguro, caso queira cancelar apenas algumas coberturas. O endosso deve ser entregue à seguradora. 

No geral, em até 15 dias, o consumidor recebe uma carta da seguradora com o cancelamento formal do contrato de seguro. Com isto, o segurado irá receber o eventual reembolso dos valores já pagos pelo seguro.

No caso de já ter efetuado o pagamento do seguro à vista, o segurado será ressarcido proporcionalmente, descontados os dias de vigência do contrato. No caso de ainda não ter pago o valor total da apólice, a seguradora prestará contas levando em consideração o valor que já foi pago e os dias de vigência do contrato até a data do pedido de cancelamento.

Outra informação importante, é que os valores ressarcidos são corrigidos de acordo com o índice de reajuste estabelecido em contrato. Em todo caso, antes de cancelar um seguro, é importante ler a cláusula que trata sobre cancelamentos.

Veja também: 

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar