Como calcular IPVA

O IPVA é uma despesa anual obrigatória que pode ser paga em três parcelas ou em uma cota única. Atencipe-se, saiba como calcular o IPVA, fique atento  aos prazos e evite pagar multas. 

Como calcular IPVA
Aprenda como calcular IPVA do seu carro, prepare o seu bolso e evite multa e juros.

O IPVA pode ser pago em uma única parcela ou em três parcelas, e o prazo para pagamento do IPVA tem como referência o número final da placa do veículo. Os carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos de IPVA, devendo pagar apenas o seguro obrigatório DPVAT e o licenciamento anual.

Calendário do IPVA 2017

Como o IPVA é um imposto estadual, cabe ao DETRAN de cada estado definir as datas de pagamento do imposto, assim como o valor da alíquota e do desconto para pagamento em parcela única.  Para saber qual a data de pagamento do IPVA do seu carro, consulte o site do DETRAN do seu estado.

Caso, você esteja com o IPVA atrasado, entre no site da Secretária da Fazendo - SEFAZ, e emitir uma nova guia de pagamento. O pagamento pode ser efetuado online ou nas casas lotéricas.

 

Saiba como calcular o IPVA

O valor do IPVA é atualizado anualmente, e é baseado no valor venal do veículo, de acordo com uma tabela de valores publicada pela Secretaria da Fazenda.
Para calcular IPVA, consulte o site da Tabela FIPE e verifique o valor venal do seu veículo. Veja também o valor da alíquota no seu estado. Multiplique o valor venal do veículo pela alíquota, que varia de acordo com o combustível e com as características do carro.  Em São Paulo, a alíquota dos utilitários a gasolina ou flex é 4% sobre o valor venal do carro. Já para os automóveis a álcool ou gás, a alíquota é de 3%. As picapes de cabine dupla também pagam 4%. Para fazer o cálculo corretamente, você precisa verificar alíquota cobrada sobre o valor venal de acordo com o seu tipo de veículo no detran do seu estado. Veja um exemplo e entenda como calcular IPVA:
  • Valor venal do veículo: R$25.000,00
  • Cálculo: valor venal do veículo x alíquota
  • 25.000 x 0,04
  • Valor do IPVA= R$1.000,00

 

Como economizar com o IPVA?

Uma boa forma de economizar com o IPVA é pagar o IPVA em uma cota única com desconto que pode chegar até 10%, e que é definido pelo Governo de cada estado. Outra forma de não pagar mais caro é não atrasar o pagamento do IPVA e evitar multas. Fique atento ao prazo e prepare anualmente o bolso para esta despesa. Antecipe-se, saiba como calcular IPVA e comece a reservar o dinheiro para esta despesa.


Impostos obrigatórios para proprietários de veículos

Juntamente ao IPVA, os proprietários de veículos devem também pagar o licenciamento anual, que nada mais é do que uma autorização para o veículo circular, e o seguro obrigatório DPVAT. O seguro DPVAT é um tributo que garante a indenização a qualquer pessoa física vítima de acidentes envolvendo veículos, sejam pedestres, passageiros ou condutores. Estes três impostos, IPVA, licenciamento e DPVAT, geralmente são pagos nas mesmas datas.  Os veículos não podem circular com estes tributos atrasados. Caso você tenha estes impostos atrasados e for parado numa blitz, será penalizado. E dependendo do período de inadimplência, pode até ter o seu veículo apreendido. Para não desequilibrar o orçamento doméstico, faça o seu planejamento financeiro anual já contando com as parcelas do IPVA e somando, se for o caso, as suas parcelas de financiamento ou consórcio.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar