Como acionar o seguro auto

Seguro auto é algo que todo mundo que tem um veículo precisa fazer, mas que ninguém quer usar. Mas se for preciso, você sabe como acionar o seguro auto?

Como acionar o seguro auto
Você sabe o que fazer em caso de sinistro e como acionar o seguro?

Você acessa a internet pelo celular? Economize com um plano de internet móvel.

 

O seguro auto é uma medida de segurança e precaução que tomamos, mas esperamos nunca precisar usar. Para acionar o seguro auto é preciso ter sofrido um sinistro, seja roubo, incêndio, acidente… Mas você sabe como acionar o seguro auto?

 

ECONOMIZE NO SEGURO AUTO
Será que o seguro auto que você tem é realmente a melhor e mais barata solução? Faça uma simulação e encontre o melhor seguro auto para você.

 

O que fazer em caso de sinistro e como acionar o seguro auto

Antes de acionar o seguro auto você precisa estar ciente de quais são as coberturas do seguro. Para cada tipo de sinistro, há um procedimento mais adequado a seguir. 

 

Como acionar o seguro auto em caso de roubo

Se o seu carro foi roubado e você tem cobertura para roubo ou furto, a primeira providência deve ser ligar para a seguradora, que tratará de avisar a polícia imediatamente. Se você tem sistema de rastreamento pago, também avise a empresa rastreadora. 

 

A seguir, dirija-se a uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência B.O., relatando o furto ou roubo do carro e prestando todas as informações que possam ajudar a polícia a localizar o veículo. Na hora da ocorrência, é preciso diferenciar bem roubo e furto: roubo é quando você está presente quando levam o carro, podendo até ser usado algum tipo de violência. Furto é quando você não está presente.

 

Veja também: É possível fazer um seguro auto apenas para roubo e furto?

 

Você não precisa esperar que a polícia tente localizar o seu carro para acionar o seguro auto e pedir o reembolso do veículo. Ligue para sua seguradora, informe-se sobre os documentos que precisa apresentar e dê entrada com o pedido de reembolso. Mas depois de apresentar toda a documentação pedida pela seguradora, o reembolso pode demorar até 30 dias.

 

É importante lembrar que nem sempre você vai receber o valor exato que pagou pelo carro, pois a seguradora paga a indenização baseada na tabela FIPE. Por isso, se em 2010 você pagou R$30 mil pelo seu carro, pode ser que hoje o mesmo modelo esteja valendo R$24 mil.  

 

Como acionar o seguro auto em caso de acidente

Não importa o tamanho da batida, é importante sempre acionar o seguro auto, mesmo que você decida, por causa da franquia, não vá usar a cobertura. A primeira coisa a fazer, caso não haja feridos e os carros estejam em condições de funcionar, é desobstruir o trânsito, até mesmo para não correr o risco de ser multado. 

 

Se não houve feridos, não é preciso fazer um Boletim de Ocorrência. Caso haja outros envolvidos no acidente, evite discutir quem é o culpado. Deixe que a seguradora trate de averiguar quem foi o responsável, de acordo com as normas e critérios técnicos e de trânsito. 

 

Tipos de danos que o seguro cobre.

 

Procure saber se a sua seguradora tem oficinas parceiras e se tiver, leve o carro para ser avaliado em uma das oficinas parceiras. Se a responsabilidade do acidente foi sua e o seu seguro auto cobre acidentes de terceiros, indique a mesma oficina para os envolvidos no acidente. Analise, de acordo com os danos causados ao veículo e com o valor da sua franquia, se vale a pena ou não pedir a indenização. 

 

E lembre-se, tenha sempre em mãos o telefone do seu corretor de seguro auto ou da seguradora para o caso de sofrer algum sinistro.

 

Descubra as vantagens do consórcio e compre o seu carro sem pagar juros.

 

Leia também:
Como economizar no aseguro auto
Tive o carro roubado, e agora o que fazer?
É possível fazer seguro auto apenas para roubo?
Dicas para escolher o melhor seguro auto
Película automotiva: o que pode e o que não pode

 

 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar