Tire as suas dúvidas sobre banda larga

Com parâmetros de velocidade e qualidade ainda não definidos, a banda larga no Brasil ainda tem muito o que melhorar. A ANATEL começa a tomar medidas para regular os serviços prestados pelas operadoras.

Tire as suas dúvidas sobre banda larga
Banda larga no Brasil

Fala-se muito em inclusão digital no Brasil, mas a verdade é que a internet banda larga no país ainda tem muiot o que evoluir. A qualidade é baixa e o preço é alto. E o pior, infelizmente a banda larga de verdade fica só na publicidade.

 

QUER PAGAR MENOS PELA BANDA LARGA?
O E-konomista tem sempre uma solução sob medida para o seu bolso. Comece já a economizar!

O que é internet banda larga?

Embora não exista um padrão universal de velocidade da internet banda larga, a União Internacional de Telecomunicações define que o serviço de banda larga deve ter no mínimo uma capacidade de velocidade de 2 megabites por segundo para ser considerada banda larga.

 

Acontece que esta velocidade mínima, que é muito frequentemente vendida no Brasil, é insuficiente para alcançar a velocidade e atender às características dos conteúdos oferecidos na rede mundial de computadores. Com isso, os internautas brasileiros ficam no prejuízo. 

 

E aí, você se pergunta: "mas por que a largura de banda é tão importante?" Simplesmente porque quanto maior for a largura de banda, maior será a capacidade de transmitir e receber uma maior quantidade de dados por segundo, com qualidade de conexão.


 

O que você precisa saber sobre banda larga

Hoje, 42,6 milhões de domicílios possui internet com conexão acima de 2Mb, com um aumento de 30% em um ano. A velocidade mais utilizada no Brasil hoje é de 15 Mb por segundo, sendo que a velocidade mais rápida chega a 100Mb por segundo. 

 

Mas o pior é que muitas vezes as empresas de telecomunicações vendem 15Mb por segundo, mas oferecem apenas entre 20% e 60% desta velocidade, o que torna a navegação mais lenta e piora a qualidade da conexão.

 

Mas desde novembro, a ANATEL estabeleceu novos parâmetros para as operadoras de internet banda larga. As operadoras agora devem garantir 70% de velocidade.

 

Recentemente, foi criada pela ANATEL a EAQ - Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga, que oferece ferramentas que lhe possibilitam aferir a qualidade e velocidade da sua conexão e certificar-se de que está recebendo a banda larga que paga.

 

Leia também:

Banda larga mais barata: comparativo

Custo benefício da banda larga ilimitada

Internet móvel 3G ou 4G?

Contrato de fidelidade de TV a cabo é legal?

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar