Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como conseguir aprovação de financiamento de veículos

Confira passo a passo com dicas importantes que podem fazer a diferença para você conseguir uma aprovação de financiamento de veículos

Confira algumas dicas para conseguir a aprovação de financiamento de veículos

Mesmo tendo o nome limpo na praça, muitas pessoas não conseguem a aprovação de financiamento de veículos por parte das instituições financeiras. Isso porque ter o nome limpo ou não estar inadimplente não são os únicos critérios para aprovar o crédito para financiamento. Há outros fatores importantes que também são levados em consideração.

É verdade que nos últimos anos, tem se tornado mais difícil conseguir financiar um veículo novo ou semi novo, ainda mais sem entrada. Além disso, cada banco tem  condições, taxas e exigências diferentes. Mas há algumas dicas que podem lhe ajudar a ter o seu pedido de financiamento de veículos aprovado. Em todo caso, antes de apostar no financiamento, vale a pena pesquisar para saber se não há uma outra alternativa de crédito mais vantajosa para comprar o seu carro.

Como conseguir aprovação de financiamento

O primeiro passo para conseguir a aprovação de financiamento é rever o seu histórico financeiro dos últimos 5 anos (pelo menos). Isto pelo fato de que, se o seu CPF alguma vez constou no SERASA ou SPC (o famoso nome sujo), o cadastro continua, mesmo que a dívida já tenha caducado ou sido paga. Ou seja, caso o seu nome esteja sujo, mais difícil será angariar. Mas, se você já financiou algum tipo de bem, principalmente se tiver sido um valor, e este bem foi quitado e dentro do prazo estipulado, pode contar como um ponto a seu favor para a aprovação de financiamento do seu carro.

Refinanciamento de veículos: o que é preciso saber antes de contratar

Quais os requisitos para financiar um veículo

Para solicitar um financiamento é preciso ter uma conta corrente e, esta conta deve ter uma boa movimentação financeira. Se for uma conta em que você recebe salário, pensão, ou outro tipo de rendimento regularmente, é ainda melhor.

Caso ainda não tenha uma conta corrente, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para encontrar os bancos com as melhores taxas de juros. Uma dica para não errar com a escolha é conferir no site do Banco Central, quais são as taxas fixas de juros para financiamento de veículos. 

Ganhe um serviço mecânico grátis na Porto SeguroPara segurados e não segurados
Para além daqueles que foram citados acima, é preciso ter atenção ainda aos documentos solicitados. Antes de concluir o processo da aprovação de financiamento, veja com antecedência quais são os documentos solicitados para a análise de crédito pelo banco ou financeira, inclusive dos fiadores, caso seja preciso. Geralmente, as exigências para o fiador são as mesmas para quem está solicitando o financiamento de veículos. Veja abaixo quais são os principais documentos solicitados. Pode haver documentos a menos ou a mais, pois podem variar de acordo com a instituição:
 

  • RG ou CNH
  • CPF
  • Comprovante de endereço atualizado, de preferência em seu nome, do seu cônjuge ou dos seus pais
  • Comprovante de rendimento dos três ou quatro últimos meses
  • Contatos e telefones de pessoas que possam dar referências sobre você. Podem pedir inclusive contatos da empresa onde você trabalha

Tenha a certeza de que está apresentando a documentação completa e que todos os formulários estão preenchidos corretamente e, em hipótese alguma falsifique tais documentos (é crime). Caso o seu pedido de aprovação de financiamento seja recusado, por falta de documentação ou por qualquer outro motivo, você pode pedir nova análise de crédito. Mas em alguns casos, pode ser preciso esperar um período de 60 a 90 dias para reapresentar um novo pedido.

O que fazer após a aprovação de financiamento

Se você tiver a aprovação de financiamento concluída, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo. Às vezes, a análise de crédito pode demorar a sair e, neste meio tempo, as taxas de juros podem mudar. Mas depois de assinado o contrato as condições do financiamento não podem ser modificadas. Portanto, lembre-se de solicitar a sua cópia do documento e, caso tenha dúvidas, esclareça antes de assiná-lo. è possível ainda, para ter todo o valor na ponta do lápis, solitar um documento chamado CET - Custo Efetivo Total. Ele tem por obrigação detalhar qual será o custo total (inclusive final, considerando o juros e o tempo total do financiamento), para que o cliente possa estar preparado. 

Depois de obter a aprovação de financiamento de veículos e assinar o contrato você já terá o dinheiro liberado para comprar o seu veículo. Uma dica importante neste fase, com o dinheiro "nas mãos": antes de fechar qualquer negócio, pesquise e obtenha o máximo de informações para encontrar as melhores ofertas para comprar o seu carro.

Veja também: 

 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.