Aposentadoria por idade: veja quais são os pré-requisitos para solicitar

Para ter direito ao benefício é preciso atender às exigências de idade e de tempo de contribuição. Saiba quem tem direito e veja como solicitar aposentadoria por idade.

Aposentadoria por idade: veja quais são os pré-requisitos para solicitar
Veja quanto tempo contribuir para ter direito à aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é a opção ideal para quem tem pouco tempo de contribuição para o INSS quando atinge a idade mínima para requerer o benefício. No entanto, é preciso ter contribuído no mínimo 15 anos para ter direito a se aposentar por idade.

No Brasil existem quatro tipos de aposentadoria: por idade, por invalidez, por tempo de contribuição, pela regra 85/95 e especial. A Medida Provisória 676, publicada em Junho de 2015, alterou as regras da aposentadoria por tempo de contribuição - para a qual passou a valer a fórmula 85/95 Progressiva. No entanto, para aposentadoria por idade as regras permaneceram as mesmas.
 

Quem tem direito à aposentadoria por idade


Tem direito a requerer o benefício todo trabalhador que tenha atingido a idade mínima de 65 anos, para homens, e 60 para mulheres. Para trabalhadores rurais a idade mínima é de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Em ambos os casos, é obrigatório ter pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS.

 

Qual é o valor do benefício


O valor a receber na aposentadoria por idade varia conforme o tempo de contribuição. A fórmula para para fazer o cálculo é simples: são 70% da aposentadoria integral + 1% para cada ano de contribuição. Considerando uma pessoa que fez o mínimo de 180 contribuições (15 anos), o valor do benefício será de 85% da aposentadoria integral. 

A aposentadoria por idade é vantajosa para aquelas pessoas que começaram a contribuir mais tarde com o INSS. Para quem começou a trabalhar muito cedo e, portanto, já atingiu o tempo mínimo de contribuição - de 30 anos para mulher e 35 para homem - a aposentadoria pela regra 85/95 pode ser a melhor opção.

 

Como dar entrada no pedido de aposentadoria por idade


O trabalhador que pretenda requerer o benefício deve se dirigir a uma agência da Previdência Social levando os seguintes documentos:
 
  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP/NIS ou número de inscrição do contribuinte individual, facultativo ou empregado doméstico);
  • Documento de identificação 
  • CPF ( Cadastro de Pessoa Física)
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone)
  • Carteira de Trabalho 
  • Certidão de reservista (para homens)
  • Carnês de recolhimento ao INSS (caso tenha contribuído de forma facultativa ou autônoma) 

O atendimento no posto da Previdência Social tem de ser agendado, para isso basta ligar para o número 135 ou fazer o agendamento pelo site. Se preferir, também tem a opção fazer o agendamento pessoalmente em uma das agências.

 

Como receber a aposentadoria


O benefício pode ser recebido em qualquer banco em que segurado tenha conta. Os saques podem ser feitos nos caixas eletrônicos dos bancos, nos caixas eletrônicos 24hrs, na agência bancária onde escolheu receber a aposentadoria.

Quem já possui conta em banco pode solicitar ao INSS que o pagamento seja creditado na conta já existente. Para quem não tem conta em banco, será aberta uma conta específica para o recebimento do benefício.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar